quarta-feira, 12 de junho de 2013

Tristeza e Demolição de Residencias na Comundade Vila Isol - KM 1000

Cumprida reintegração de posse em terreno da Vila Isol no KM 1000 da rodovia BR-163

 A Polícia Militar (PM) encerrou a reintegração de posse de um terreno que hospedava  ilegalmente mais de  60 familias no Distrito de Vila Isol no município de Novo Progresso.

Durante a manhã desta terça-feira(11/06), a PM acompanhou a reintegração do terreno. Em dois momentos, o clima de tensão se intensificou e os policias tiveram que acalmar os ânimos dos desalojados  por ordem judicial.

Segundo o representante das  famílias,  cerca de 67 famílias viviam no terreno. “A maioria investiu tudo o que tinha construindo suas casas” disse. Os móveis e pertences  foram retirados sob ameaça de destruição e foram encaminhados para casas de amigos dos proprietários.

Os moradores reclamam de não ter recebido auxílio da prefeitura. Alguns dizem que não têm para onde ir, outros que vão ficar em casas de parentes e amigos. Josenira Costa , desempregado, morava com a esposo em um dos barracos e diz que não tem idéia de onde vai morar agora. As famílias reclamam que o sub-prefeito Senhor Picolloto do distrito, facilitou arrumando máquinas para depredarem seus barracos e pretendem fazer um protesto, em frente a Prefeitura.

A Prefeitura de Novo Progresso vem enfrentando vários problemas com moradia, com está já é a segunda invasão em terrenos que acontece no município,   Prefeitura informou que os moradores poderão se inscrever nos programas habitacionais da Secretaria Municipal de Habitação , o município não possui abrigos. “As famílias também foram orientadas sobre o cadastramento nos Programas Habitacionais”.

A determinação da reintegração de posse do terreno foi expedida pela Justiça de Novo Progresso com despacho do Meritíssimo Dr. Antônio Jose dos Santos e requerida pelo Senhor Willian Gregor Ott. Foi necessário o apoio do grupo tático da Policia Militar de Belém para reintegração.

Fonte: Jornal Folha do Progresso com informações e Fotos de Isaac Silva.

De acordo com os desabrigados a ordem de demolição partiu da Sub-Prefeitura local, juntamente com algumas autoridades locais, vejas as fotos:
















MAIS NOTICIAS A QUALQUER MOMENTO.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Lenços para lágrimas da saudade - Que Deus coloque você em Bom Lugar

As pessoas que amamos não morrem jamais, apenas viajam na nossa frente...

Apenas compram uma passagem para um lugar bem longe... muito longe
Só que tinham apenas o dinheiro da passagem de ida e os que ficam como não tem dinheiro para ir junto, vão ter que ficar, trabalhar, até também juntar dinheiro e também comprar passagem e viajar...

Não importa o lugar onde está, vem um anjo e desliga o interruptor da vida e essa pessoa tão especial dorme...

Quantas vezes a gente se perde olhando um carro na estrada, e o carro vai se distanciando e a gente continua olhando, e mais, e mais, até chega um ponto que o carro some...

Nossos olhos não vêem mais, porém isso não significa que o carro parou de andar... Lá ele continua andando em alguma estrada, em algum lugar, só que não mais ao alcance dos nossos olhos...

Pense nisso... em algum lugar, de alguma forma, já que na casa do Pai tem muitas moradas, essa pessoa tão especial vai estar dormindo ou prosseguindo sua trajetória

Um dia você terá respostas para todas as perguntas que faz e ninguém te responde

E mais, essa dor que ora todos sentem não é uma dor eterna... Deus é tão sábio e misericordioso que ele criou o tempo e o tempo serve para muitas coisas, inclusive para ir amenizando e diminuindo a dor...

Não que essa pessoa será esquecida, porém a dor vai aliviando, aliviando até uma hora ela permanecer apenas nas suas lembranças, no seu pensamento, e aí essa pessoa querida, vai ter apenas um nome: SAUDADE

Isso vai servir de lenço para secar as lágrimas quando elas insistirem em rolar.
Nada muda o rumo das coisas, porém essa mensagem talvez alivie um pouco da dor que é tão sentida no momento da partida.

Que Deus conforte o seu coração e seque as suas lágrimas...

UMA MENSAGEM DE ISAAC F. SILVA PARA TODA A FAMILIA PITA (BUICÃO)

Prefeito e equipe entregam prestação de contas dentro do prazo para conhecimento dos vereadores.



Fato inédito aconteceu hoje, 03 de junho de 2013, na Câmara Municipal de Novo Progresso.     A Administração da Prefeitura Municipal de Novo Progresso, representada pelo Secretário de Administração, Sr. Cauby Caetano de Carvalho acompanhado pelo Chefe do Executivo, Prefeito Osvaldo Romanholi e de diversos funcionários e assessores, protocolou a prestação de contas do primeiro quadrimestre na Câmara de Vereadores de Novo Progresso. Fato nunca visto antes em nenhum momento da história do município: Uma administração fazer a prestação de contas dentro do prazo que determina a legislação vigente no país.

Os documentos contábeis, juntamente com todas as notas fiscais, licitações, folha de pagamento, convênios, repasses e outros, foram recebidos pela secretaria e pelo Presidente do Legislativo, Sr. Ubiraci Soares (Macarrão) acompanhado pelos Vereadores João Garimpeiro e Edemar Onetta.

Mesmo com as dificuldades encontradas no princípio de mandato, tais como: a falta de transição, o desaparecimento dos arquivos e documentos, a falta de sistemas administrativos, etc., a equipe constituída pelo executivo, em curtíssimo espaço de tempo, conseguiu aprender, adquirir experiência e segurança suficiente para fazer, nos primeiros 4 meses de mandato, uma administração coerente, correta e firme, tratando os recursos públicos com seriedade e responsabilidade. Fato este ilustrado pelo semblante da equipe.

“A satisfação, certeza de trabalho correto, sem erros ou medos, faz com que todos os envolvidos nesta tarefa árdua, sintam a grata satisfação, dentre muitos desafios que virão, do dever cumprido e de um trabalho bem realizado.” Com estas palavras o Prefeito Osvaldo Romanholi finalizou a cerimonia de prestação de contas no legislativo.

A tarefa agora foi passada para os vereadores, que com todos os documentos em mãos, poderão tranquilamente verificar e comprovar como foi gerido o dinheiro público.



DSC_4466 Presidente do Legislativo, Sr. Ubiraci Soares assinando o recebimento da Prestação de Contas – 1º Quadrimestre 2013, Gestão Osvaldo Romanholi.

DSC_4482 Chefe do Executivo – Prefeito Osvaldo Romanholi entregando a Prestação de Contas – 1º Quadrimestre 2013, ao Chefe do Legislativo, Sr. Ubirací Soares.Da esquerda para a direita: Vereadores João Garimpeiro e Edemar Oneta, Secretário Administrativo Cauby e Presidente da Câmara Ubiracy no momento da entrega da Prestação de Contas – 1º Quadrimestre 2013, de Novo Progresso.

Por: Total Empreendimentos

Responsável pelas divulgações do Executivo de Novo Progresso.

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Ato público contra a ação do IBAMA reúne mais de 1000 pessoas no centro da cidade de Novo Progresso.


Concentração reúne mais de 1000 pessoas no centro da cidade de Novo Progresso.

 Animadas muitas pessoas enfrentaram o sol quente na tarde desta terça-feira (28/05), para participar do evento, popular organizado pelo Senhor IZIDIO SETTER, de 59 anos, que segundo ele foi alvo de ação brutal do IBAMA, em uma Vicinal onde teve sua moto e caminhão queimados pelos agentes do órgão em Novo Progresso.


A tarde desta terça-feira (28/05) foi movimentada o centro da cidade de Novo Progresso, mais de  mil pessoas se juntaram para um manifesto contra as ações do IBAMA em tear fogo em caminhão e outros objetos encontrados em fiscalização na região de Novo Progresso.

Seu Izidio afirma ter sido vitima da ação cruel dos agentes federais, que queimaram seu veiculo, que é próprio para carregar madeira em tora, mas no momento da abordagem não tinha nenhum carregamento no veiculo, que foi incendiado pelos fiscais, denuncia.

Autoridades públicas, civis, religiosas e militares e integrantes de movimentos da sociedade civil organizada, compareceram e fizeram questão de reforçar o apoio às ações considerada por muitos como “vandalismo” realizado pelos fiscais do IBAMA, na região.

Manifestações

Com aparelho de som instalado no entroncamento da Avenida Jamanxin com a Orival Prazeres , foi liberado para os que quisessem falar, muitos com os ânimos exaltados, xingaram, entre outros com propostas mais sérias, tipo juntar força politica para impedir as ações do órgão ambiental na região.

Além da manifestação popular, uma série de manifestações de repúdio ao órgão do governo federal autorizado a fiscalizar o meio ambiente no país, outros  representantes das instituições organizadoras do evento, por representantes da classe política, dos movimentos sociais e da sociedade se pronunciaram, sem propostas para arrancar aplauso do público.

Anfitrião do evento, senhor IZIDIO SETTER, de 59 anos, usava o tempo todo um colete com o seguinte dizer; ”O IBAMA DISTRUIU MINHA FERRAMENTA DE TRABALHO” Hoje fui eu amanha pode ser você!

Esta não é a maior mobilização que já aconteceu, outras maiores aconteceram até helicóptero do IBAMA foi amarrado pelos pecuaristas, mas nada resolveu.

A classe politica, as entidades organizadas, vem perdendo forças contra o meio ambiente,  sobretudo pela participação popular.  O combate ao desmatamento e extração ilegal de madeira é o principal foco do órgão ambiental na região, e os índices recentemente divulgados, mostra o crescimento do desmate no município e na região , onde com certeza teremos uma ação mais forte daqui para frente.







DENUNCIA - Estão destruindo montanha para vender cascalho e terra sem licença ambiental.




Morador de Novo Progresso, procuraram o Jornal Folha do Progresso  para denunciar  que estão destruindo montanha para vender cascalho e terra sem licença ambiental.

Segundo o denunciante a montanha já esta pela metade, muita terra foi retirada e a região  vem sofrendo diversos impactos ambientais, “tais como a enxurrada que desce ribanceira abaixo e leva terra para as casas, e coloca em risco a vida dos moradores.
Segundo relata a denuncia, todos os dias caminhões saem carregados de terra, muita terra sai daquele  local sem licença ambiental.


Caminhões que prestam serviços para o município de Novo Progresso (Prefeitura), já foram vistos carregando terra sem licença da montanha.


Morador  pede que as autoridades tomem providência antes que o pior aconteça.


A denuncia se refere ao morro (Foto) nas proximidades do posto fiscal, as margens da rodovia BR-163 saída de Novo Progresso para Mato Grosso.


Fonte: BLOG DO ISAAC SILVA










Morro alvo da Denuncia-as margens da BR-163

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Acidente com triturador mata trabalhador rural

Foto - Elverson Aparecido de Jesus, de 19 anos.


ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL 

A possível falta de experiência ao lidar com uma máquina trituradora custou a vida de Elverson Aparecido de Jesus, de 19 anos. Ele foi vítima de um acidente de trabalho no ultimo domingo (25) ,pela manhã em uma fazenda do município de Novo Progresso, as margens da rodovia BR-163.

Justamente neste domingo 25, o jovem trabalhador compareceu ao trabalho na fazenda Realeza. Logo nos primeiros minutos da manhã, teve o corpo atingido por navalha do maquinário utilizado para a produção de silo? produto comum na alimentação de animais.

Conforme explicou CB PM L.CLAUDIO, CB BRAGA e SD ALBERT do Distrito do Km Mil, foi acionada para registrar o B.O ( Boletim de Ocorrência), registro do acidente ocorreu poucos minutos depois das 8 horas. De acordo com o depoimento de uma testemunha ouvida pela PM e que estava próximo do jovem Elverson no momento do acidente, o equipamento utilizado para triturar milho e capim era fixado no chão.

Como a máquina é fixa, não é capaz de colher as plantações, estas precisam ser cortadas e colocadas manualmente na entrada do triturador, função esta assumida por Elverson.

O trabalhador (Testemunha), ouvido pela Polícia Militar disse que o acidente aconteceu de forma muita rápida e que ouviu apenas um grito de Elverson jogado ao chão quando  abastecia o triturador.

O trabalhador sugeriu que o provável erro cometido pela vítima, talvez até pela inexperiência na atividade, pode ter se se posicionado de frente à entrada do equipamento. A maioria dos trabalhadores acostumados com a função abastece o perigoso instrumento posicionando-se ao lado da máquina, para não correrem o risco de receberem o empulso dado pelas lâminas.

Cidadão Elverson Aparecido de Jesus,(conhecido como André) 19 , teve morte instantânea , teve  o corpo triturada e morreu imediatamente, sem a possibilidade de qualquer socorro de emergência. "Ainda não se sabe se ele escorregou ou recebeu um tranco da máquina siladeira. Foi mesmo uma questão de azar ou falta de manejo com o equipamento". O  boletim de ocorrência deve ser encaminhado para a Polícia Civil de Novo Progressos, responsável por apurar se houve no acidente qualquer negligência do responsável pela fazenda “Realeza”, no fornecimento de equipamentos de segurança e mesmo treinamento ao trabalhador. Fonte:Redação Jornal Folha do Progresso com Blog do Isaac Silva com Fotos

foto da Policia Militar

segunda-feira, 27 de maio de 2013

ACREDITE - Joelho de boi é servido na merenda escolar em Novo Progresso

Desumano- Carne de joelho bovino é servido com merenda de péssima qualidade em escola pública no município de Novo Progresso. A escola tem 70 alunos.



Desumano- Carne de joelho bovino é servido com merenda de péssima qualidade em escola pública no município de Novo Progresso.


A escola tem 70 alunos.


A denuncia chegou através de assentados que procuraram a Câmara Municipal, o vereador Sebastião Bueno(PT), já criou uma  comissão para investigar(CPI).

O  Repórter do Jornal Folha do Progresso Juliano Simionato, visitou o local e pode ver de perto o caos e a situação desumana que vive aquela escola, no assentamento Terra Nossa no município de Novo Progresso.

Pelo menos 70 alunos estudam em condições subumanas naquela escola.

Informações coletadas no local pela professora Neuza, são setenta alunos que frequentam a escola, aonde existem várias linhas para ser percorrida até a escola, o transporte escolar e feito por um pau de arara, em péssimas condições de uso. “Só tem um Carro (Pau de Arara) transportando as crianças, porque o outro estava quebrado, são cinco acessos de vicinais, a aula acaba as 12h30min, as crianças almoçam e os últimos a serem transportados vão chegar a noite em casa”,disse.

Segundo a professora Neuza, chegou até eles uma lei só de boca pelos funcionários da secretaria de educação, que a merenda é somente para os alunos, os professores e funcionários não podem comer.  Os professores que moram distantes da escola em até 15 Km, são obrigados a levarem comida de casa e no horário de almoça,r tem que comer a comida fria. Reclama também, da falta de acessibilidade para a sala de aula, tem uma aluna que usa cadeira de rodas e para entrar e sair da sala de aula é uma dificuldade, a sala cheia de buracos no chão, a cantina ao ar livre, aonde as crianças fazem a refeição é coberta de lona e folha de palmeira, sendo que desde a gestão anterior, as folhas de Eternit para cobrir, está lá guardada na sala de aula e até hoje após quatro meses de mandato ainda não tiveram coragem de colocar.

Faltam salas de aula, alunos estudam em uma varanda ao ar livre, e  o pior a sala de aula de   e 8 ª  série é em um puxado de um barraco com aproximadamente sete  metros quadrados, sem condições nenhuma de se dar aula, energia é no motor e tem somente sessenta(60 ) litros de diesel para gastar durante o mês todo, a pouco tempo deu problema no motor, levaram para concertar e a escola ficou por 20 dias sem energia, a água tinha que tirar com o balde do poço, os banheiros para dar descarga tinha que ser também no balde de água.

Já a merendeira Cris Regina, nos mostrou a situação da cozinha, buracos no chão, a porta toda remendada, apenas um botijão de gás, quando acaba tem que espera eles irem buscar, fazer a recarga e trazer de volta, ficando dias sem poder utilizar o fogão, tendo que cozinhar no carvão, falta copos, talheres e pratos para as crianças comerem.

Por coincidência no mesmo dia(17/05) da visita a escola, a secretaria de educação levou a merenda escolar para durar até o começo do mês de junho, 2kg de cebola, ½ Kg de alho, 6 Kg de feijão, 10 pacotes de carne, aproximadamente 20 kg (desse 10 pacotes, 3 eram carne moída e 7 chambari (só joelho de boi),  arroz ainda tinha um pouco, para alimentar 70 alunos.

A merendeira confessou ainda que sente dó dos alunos e de vez em quando compra em uma venda ali perto da escola massa tomate, para dar uma cor e um gosto a mais na comida das crianças.

Ai vem o inacreditável ela tem ordem da secretaria de educação que os alunos não é para encher a barriga e nem repetir o prato, apenas dar uma forrada no estômago e tem a medida para cada aluno, 40gr de arroz ou macarrão, 40 gramas de carne e assim por diante.

Este é um dos casos que chega até a imprensa para ser publicado, outros estamos investigando para trazer a tona , nesta onda de escândalos que envolve a atual administração do munícipio de Novo Progresso.

O conselho da merenda escolar,  do fundeb está inoperante  o secretário Eloido Bertolo, vai ter que explicar quanto é recebido e quanto é aplicado.
Fonte/Fotos: Redação Jornal Folha do Progresso

Denuncia de Impeachment do prefeito Osvaldo Romanohli(PR) recusada pela Câmara é encaminhada ao Ministério Público para providências



Denuncia de Impeachment do prefeito Osvaldo Romanohli(PR),  recusada pela Câmara é encaminhada ao Ministério  Público para providências

Em Novo Progresso os moradores têm denunciado frequentemente irregularidades ao Ministério Público, falta de merenda escolar e irregularidades no concurso público da Prefeitura Municipal e o descaso com a saúde pública foi às últimas denúncias.

O Progressense Juliano Simionato que pediu o impeachment do prefeito Osvaldo Romanholi(PR) por improbidade administrativa, junto ao legislativo, teve a denuncia rejeitada pelos edis por 5x4 votos contrários a abertura da CPI para investigar desmandos na saúde pública Municipal,  Juliano  encaminhou no dia 22/05/2013 ao Promotor de Justiça da Comarca de Novo Progresso,  a mesma  denúncia contendo informações importantes sobre irregularidades com aplicação do recurso da Saúde Pública  do município de Novo Progresso, para providências.


Juliano afirma estar convicto das veracidades dos fatos e acredita que só abrindo  as contas (Receita e Despesa) do fundo Municipal da Saúde, vai ser possível detectar os desvios e o ato de improbidade do prefeito.

Fonte/Foto: Redação Jornal Folha do Progresso


O Jornal Folha do Progresso  teve acesso à denúncia confira com exclusividade:

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR PROMOTOR DE JUSTIÇA, REPRESENTANTE DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARÁ – COMARCA DE NOVO PROGRESSO.  

“Um governo que precisa de censores, ou de outra qualquer espécie de juízes arbitrários, demonstra que está mal organizado e sua constituição carece de forças. Em um país onde o destino dos cidadãos está entregue à dubiedade, o despotismo oculto imola mais vítimas do que o tirano cruel que procede abertamente. Este último revolta, porém não avilta.” Cesare Beccaria 

"Quem quiser governar deve analisar estas duas regras de Platão: uma, ter em vista apenas o bem público, sem se preocupar com a sua situação pessoal; outra, estender suas preocupações do mesmo modo a todo Estado, não negligenciando uma parte para atender outra. Porque quem governa a República é tutor que deve zelar pelo bem de seu pupilo e não o seu: aquele que protege só uma parte dos cidadãos, sem se preocupar com os outros, induz no Estado o mais maléfico dos flagelos, a desavença e a revolta." Cícero  

JULIANO CESAR SIMIONATO, brasileiro, casado, autônomo, portador da Carteira de Identidade nº. 7.166.651-4SSP/PR e CPF sob nº 027.589.339-18, residente e domiciliado na Rua Mãe Joara, 171, Bairro São Marcos, Novo Progresso – PA, eleva-se respeitosamente à presença de Vossa Excelência, com fundamento no artigo 11 da Lei 8.429/92, oferecer a presente,

DENÚNCIA

em face de OSVALDO ROMANHOLI, Prefeito Municipal de Novo Progresso – PA, por atos que atentam contra os princípios da legalidade, publicidade, impessoalidade e moralidade administrativa, típicos de improbidade administrativa, pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos: (DOCUMENTOS COM 77(setenta e sete paginas) EM ANEXO COM  PROTOCOLO A CAMÂRA MUNICÍPAL DE VEREADORES)....Pede Providências:

Juliano Simionato-______________________

Caminhão equipado para extração de madeira é queimado pelo IBAMA em Novo Progresso



Em uma ação violenta, IBAMA queima caminhão em vicinal próximo a Comunidade de Riozinho das Arraias, no Município de Novo Progresso.

As informações foram divulgadas através de um boletim de ocorrência registrado na delegacia de Policia Civil de Novo Progresso.

O caminhão de propriedade do Senhor Isidro Setter,  modelo VW 24.250, Placa JZD 3866, Chassi 9BWY2VZT9YRY04530, foi abandonado na vicinal para buscar socorro mecânico no distrito de Moraes de Almeida, local mais próximo da referida vicinal ao retornar seu Isidro encontrou o caminhão totalmente queimado.

O caminhão é próprio para uso em transporte de  madeira, mas no momento não tinha nenhuma carga no veiculo que foi brutalmente queimado no local.

Isidro acusa o IBAMA , que segundo testemunhas avistaram o helicóptero do IBAMA sobrevoando e desceu naquele local.

Pela brutalidade do crime, senhor Isidro resolveu trazer o caminhão para cidade de Novo progresso, onde colocou ao lado da rodovia BR-163, no centro da cidade  para todos verem de perto o que o IBAMA está fazendo na  região de Novo Progresso.

Na faixa ele diz: “Não somos contra a fiscalização, somos contra o vandalismo realizado pelos Agentes do Ibama”.

Até o fechamento da matéria, não conseguimos contato com o responsável pelo IBAMA em Novo Progresso, para falar sobre o assunto.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Operação combate retirada ilegal de madeira no Pará

Ao todo foram cumpridos 27 mandados de busca e apreensão


A Polícia Federal no Pará deflagrou, nesta terça-feira (21), uma operação de combate à retirada ilegal de madeira da Terra Indígena Alto Rio Guamá e à fraudes na obtenção de documentos de legalização florestal.


A ação abrange uma área total de 280 mil hectares com perímetro de 366 quilômetros quadrados, nos municípios de Paragominas, Nova Esperança do Piriá, Garrafão do Norte e Santa Luzia do Pará, com a participação de 85 policiais federais, em parceira com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais).

As investigações mais intensas tiveram início há cerca de quatro meses, após análise de dados obtidos pela Delegacia de Combate a Crimes Ambientais e Patrimônio Histórico da Polícia Federal, na região de Paragominas, bem como de laudos periciais e cruzamento de dados feitos pelo Ibama.

Segundo o Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), 90% da exploração de madeira em áreas indígenas no Estado do Pará está localizada na Terra Indígena Alto Rio Guamá. Os levantamentos apontam que, de 2008 até 2012, foram explorados 98.000 hectares de madeira nativa, com produção de 6.386.770 metros cúbicos de madeira.

Estima-se que o dano ambiental virtual já causado à Terra Indígena nesse período já tenha ultrapassado a marca de R$ 1.244.078.928,30.

Os envolvidos serão ouvidos pela Polícia Federal ainda durante a deflagração da operação e responderão por diversos crimes ambientais, além de falsidade ideológica e formação de quadrilha.

Na operação, foram cumpridos 27 mandados de busca e apreensão em sedes de madeireiras e residências dos investigados nos municípios de Belém, Ananindeua, Paragominas, Nova Esperança do Piriá, Viseu, Capanema, Santa Luzia, São Miguel do Guamá, Dom Eliseu e Altamira, todos no Pará, além de São Domingos do Maranhão (MA) e Anápolis (GO).


Com informações da Polícia Federal Foto: Arquivo O Liberal/ Roosewelt Pinheiro/ABR

Vereadores arquivam pedido de impeachment do prefeito Osvaldo Romanholi.

Câmara Municipal de Novo Progresso com o placar de 5x4 recusou a abertura CPI que investigaria o descaso com a saúde pública no município.

Câmara Municipal  de Novo Progresso com o placar de 5x4, recusou a abertura CPI que investigaria o descaso com a saúde publica no município.

A falta de transparência com o recurso do fundo Municipal da saúde que estava sendo questionado na denuncia, o montante mais de R$ 1,2 milhão foram aplicados nos últimos quatro meses e HMNP não tem os quesitos básicos para atendimento de  emergência e medicamentos básicos não são encontrados nos PSFs do município.

Para manter a denuncia e afastar o prefeito  eram necessários 6 votos, mas apenas 4, dos 9 Vereadores, foram a favor  da denúncia.

Assim, na prática é como se os vereadores jogassem no lixo as denúncias feitas  pelas pessoas que relataram e procuraram o legislativo para apurar o descaso com a coisa pública no Município de Novo Progresso.

A defesa do prefeito no processo foi feita pelo suplente de vereador João Garimpeiro(PPS),  vereador Luizão(PMDB), para eles está tudo normal com a saúde puúlica e com o município e o processo não tinha fundamento.

O suplente João Garimpeiro(PPS), foi mais longe e culpou a gestão anterior da ex-prefeita Madalena Hoffman(PSDB), como culpado do desmando no município de Novo Progresso. Se não foi prestado contas ao Ministério da Saúde  , a culpa é da ex-gestora Madalena Hoffman que não fez, disse. Sem conhecer da legislação e lendo relatório redigido por jurista, João Garimpeiro sem argumentos, tentou convencer os demais vereadores para o arquivamento, culpando quem ali não estava, sem poder se defender. Em nenhum momento disse para onde estaria  indo o dinheiro público e esquivou da transparência pública, citando o dito pelo não dito.

Em meio aos ânimos exaltados, os vereadores Chico Souza(PMDB), Juarez Civieiro(PSDB), Sebastião Bueno(PT), defenderam a CPI com unhas e dentes, ressaltando que seria necessário investigar , usaram do ditado popular “Quem não deve não Teme".

Sebastião Bueno (PT), por sua vez, não escondeu a sua revolta com a situação. Em bom tom, afirmou que o plenário é soberano e relatou que nada vai bem no município.

A denuncia não foi lida e o  voto foi secreto,  o resultado final ficou quatro (4) votos para acatar e cinco(5) para arquivar, a denuncia, a mesma foi encaminhada para pedido de providências ao MP-(Ministério Publico) da Comarca de Novo Progresso.Fonte: Jornal Folha do Progresso

terça-feira, 14 de maio de 2013

Confira a lista de concursos com inscrições abertas no Pará.

Salários chegam a R$ 24.057,33 no MPU (Arte:Tato Gomes)


Confira a lista de concursos com inscrições abertas no Pará

Veja prazo para inscrições, salários e editais.
Verifique abaixo os concursos públicos e oportunidades de emprego com inscrições abertas ou cujas vagas foram autorizadas e aguardam publicação de edital.



Instituição/ÓrgãoPrazo
 
Salário máximoEscolaridadeLocal de trabalhoEdital
Agência Nacional de Saúde Suplementar 13/05/13 R$ 10.019,20 nível médio/ técnico e superior Belém, Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Porto Alegre, Ribeirão Preto (SP), Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo veja edital
Conselho Regional de Enfermagem do Pará 17/05/13 R$ 4.926,44 nível médio e superior Belém, Santarém, Altamira, Marabá, Redenção veja edital
Exército (1) 08/07/13 não informado nível médio Juiz de Fora (MG), Rio de Janeiro, Recife, Alegrete (RS), Jundiaí (SP), Pirassununga (SP), Pouso Alegre (MG), Campo Grande, Fortaleza, Blumenau (SC), Jataí (GO),  Altamira (PA), Três Corações (MG), Rio de Janeiro e Taubaté (SP). veja edital
Ministério Público da União 22/05/13 R$ 24.057,33 nível superior em direito Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe, além do Distrito Federal veja edital
Ministério da Saúde 17/05/13 R$ 6.722,34 nível superior Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, São Paulo, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins veja edital
Prefeitura de Bom Jesus do Tocantins (PA) 17/05/13 R$ 3 mil todos os níveis Bom Jesus do Tocantins (PA) veja edital
Prefeitura de Ponta de Pedras (PA) 15/05/13 R$ 678 nível fundamental Ponta de Pedras (PA) veja edital
Prefeitura de Viseu (PA) 05/06/13 R$ 682 todos os níveis Viseu (PA) veja edital

Portal Notapajos com informações de G1

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Prefeito ascende uma vela pra cada santo



Não se sabe qual será o resultado de tamanha mistureba. Mas uma coisa é certa, o Prefeito de Novo Progresso vai se complicar na hora de cumprir seus compromissos com Deputados e candidatos ao Governo nas próximas eleições.


O dito recebeu apoio presencial em Palanque do Deputado Hage, em 2012, do PR e ligado ao PSDB. Agora, promete apoio ao Deputado Hilton Aguiar, do PSC, também ligado ao PSDB. Tanto que já está apoiando o fortalecimento do partido aqui na cidade, ao tira-lo do ex-candidato a prefeito Claudio.


Outra jogada é delegar a seus assessores mais próximos a diretoria do recém tomado PSB, do Ademir Andrade, liderança de esquerda. Não confirmado ainda, porem o namoro é visível, tanto que seus assessores já divulgam fotos de reuniões com Ademir Andrade no Facebook.


Para correr atrás de recursos do governo do PT, o Prefeito namora Faleiro, Zé Geraldo e o pré-candidato a governador Paulo Rocha.


Como ele vai conseguir filtrar essas parcerias não sabemos. Mas que é uma vela pra cada santo, ah, isso é.


Obs: Já iria se esquecendo dos Dep. Lira Maia (DEM), Giovane Queiroz (PDT) e os do PMDB. "Haja vela patrão, chuta que é macumba". Reginaldo Ribeiro / JORNAL O ATUAL

Motociclista é encontrado caído as margens da rodovia BR-163 próximo de Novo Progresso



Um motociclista é encontrado caído as margens da rodovia BR-163 próximo de Novo Progresso

Por volta das 20:30 horas desta sexta-feria(10/05), um motociclista, é encontrado caído inconciente as margens da rodovia BR-163, proximo a cidade de Novo Progresso, colocando sua própia vida em risco, devido o local que se encontrava.

Populares que trefegavam pela rodovia, sinalizaram e chamaram o SAMU, que resgatou o jovem, para atendimento no HMNP.

Segundo relato no local ele demostrava sinais de embriaguez.

O Jovem estava caido, inconciente ao lado da motocicleta marca Honda, e bem próximo da faixa que sinaliza a margem da rodovia.

O motociclista, que na ocasião não portava documentos, foi levado para o Hospital e passa bem.

Fonte:Jornal Folha do Progresso/ Foto: Cleide Souza - Facebok



quarta-feira, 8 de maio de 2013

Imagens mostram gravidade do acidente que envolveu comerciante e dois policiais militares em Novo Progresso: VEJA FOTOS!

O cabo Cota mais a Sargento morreram na hora, os dois estavam com destino à Comunidade Bandeirantes.

O empresário do ramo de vendas de equipamentos para indústria madeireira “Rockembach” em Novo Progresso  Marcos Silveira, se envolveu em um grave acidente automobilístico na tarde deste domingo (28/04).

De acordo com as informações, Marcos retornava da Comunidade Bandeirantes onde acontecia a festa de São Cristóvão, com a família, mulher Claudia Trombetta da Silveira e dois filhos, Vitor de nove anos e Camila de quatro anos. Marcos seguia com destino a cidade de Novo Progresso, dirigindo automóvel Corola placa “OAX 6030”, da cidade de Sinop Mato Grosso, quando colidiu frontalmente com um Fiat Uno placa "KAJ 7912", da cidade de Sinop  Mato grosso,  dirigido pela sargento da Policia Militar Valdirene Nascimento Jardim, 40 anos, que tinha na companhia o esposo cabo da Policia Militar Cristovam Campos (Cotta), de 39 anos, sua amiga Lucy Silva e sua filha Débora de 06 anos.

Segundo informações, Marcos vinha em alta velocidade e na curva evadiu a pista e bateu de frente com Fiat Uno que não conseguiu desviar.

O cabo Cota mais a Sargento morreram na hora, Lucy está internada em estado grave em Sinop-MT, e sua filha Débora fraturou as duas pernas, está internada mais passa bem, também em Sinop-Mt, os mesmos estavam com destino à Comunidade Bandeirantes.

No Corola vinha o filho (Vitor) do casal de 9 anos, que teve morte instantânea, morreu com a cabeça entrelaçada pelo impacto da batida, a menina Camila de 6 anos, a esposa juntamente com a filha e Marcos foram removidos de avião para cidade de Sinop-MT , informações que o estado de saúde da senhora Claudia é considerado grave, já Marcos e a filha Camila passa bem.

O corpo da criança filho do casal, está sendo velado no Pavilhão da Igreja Católica, o corpo do Cabo Cota foi encaminhado para cidade de Santarém-Pa e da Sargenta Valdirene para cidade de Belém-PA, onde tem seus familiares.

A fatalidade chocou os progressenses, por tratar de pessoas conhecidas na cidade e pela brutalidade do acidente.

Todo o desenrolar do acidente foi acompanhado pelo Promotor de Justiça Dr. Adilton, Juiz de direito (foto) José Admilsom Gomes Pereira , Delegado de Policia Civil Dr. Caio e Major da Policia Militar de Novo Progresso.

VEJA AS  FOTOS-  

Fonte: Jornal Folha do Progresso/ Fotos Juliano Simionato













Dr. Jose Admilsom e Dr. Adilton com o corpo do Cabo Cota da PM de Novo Progresso












Major, Delegado, Juiz e Promotor



quarta-feira, 10 de abril de 2013

"PROCURADO"

ABUSOU SEXUALMENTE DE UM MENINA DE 9 ANOS EM NOVO PROGRESSO-PA.

 

"A nossa leitura de futuro nada mudou”

100 dias de Governo Osvaldo Romanholi avaliação do Jornal Folha do Progresso: Em cem dias, nada mudou!


Completando seu centésimo dia de governo, o prefeito Osvaldo Romanholi (PR) tem enfrentado duras criticas e a reforma administrativa feita por sua equipe não agradou a população. Até submeteu a administração ao ridículo, com controversas entre suas cabeças (cargos de confiança) ficou com a fama de “Bin Lade, Traidor, Ditador e Mentiroso”.

Tudo isto por faltar com a verdade em seus atos, o mais ridículo entre tantos cito o fechamento da escola da comunidade do KM 1027 onde alunos enfrentam o dia a dia para serem transportados a mais de vinte quilômetros de distancia para outras comunidades e a escola recebendo recurso público esta fechada sem o consentimento da comunidade.

A Secretaria de Saúde enfrenta o maior dilema de sua historia após demitir dois médicos da outra gestão, hoje não tem médicos suficiente para atender a população; já sofreu intervenção  do ministério publico e continua com pendencias entre falta de médicos e medicamentos básicos para saúde popular.

Em 100 dias Romanholi enfrentou uma paralisação do SINTEPP onde os professores reivindicam  seus direitos que segundo eles não estão sendo cumpridos pelo atual gestor.

Osvaldo aumentou impostos taxou os alvarás de licença em mais de 200%, na mesma medida decretou estado de emergência e com isto se livrou das licitações por 90(noventa) dias, derrubou o decreto que efetivava os concursados e até hoje ainda deixa duvidas sobre a verdadeira situação deles. Prometeu em campanha trazer ganho salarial para os funcionários públicos municipais e após a posse fez o contrario - diminui o salario do funcionário público, cortou abono e as gratificações posteriormente mandou lei na câmara municipal para prevalecer alguns funcionários do município, com aumento salarial através de abono e gratificação, contrariando a lei já existente  no regime jurídico único, fato relatado pelo vereador Chico Souza(PMDB), na tribuna da casa e na imprensa local.

Romanholi foi alvo de duras criticas pelos edis,  que na sua maioria não concordam com as atitudes tomadas pelo gestor nestes primeiro 100 dias de governo, mas ainda esperam e acreditam em sua superação, comentam.

Além de falar pelas línguas, o prefeito apresentou um debito da ex-gestão no montante de 15 milhões, afirmou que faria uma auditoria e até agora nada só Blá,Blá,Blá, de concreto ainda nada foi mostrado para a população.


O Prefeito já em campo com sua forma bruta de administrar gerou uma polemica na escolha do subprefeito do distrito do quilometro mil (Vila Izol), para conseguir a maioria dos votos na eleição (2012) prometeu que deixaria para comunidade escolher seu representante, após eleito desculpou em uma lei que não existe alegando que a escolha tem que ser da confiança do prefeito, deixando os moradores indignados pelo feito.



Prometeu construir hospital novo e que em seu governo nada seria provisório  (Paliativo) , recentemente contradiz o dito (prometido) e foi na imprensa pedido calma a população anunciou que vai iniciar uma reforma no hospital Municipal e os serviços de recuperação de ruas até agora nada e os buracos aumentaram e ainda  culpa os ex-gestores  pelo abandono, enquanto isto acumula milhões no cofre publico; sem investimentos na cidade.

A secretaria de Ação Social é mero coadjuvante da coisa publica sem recurso as famílias de baixa renda já nem procuram mais para receberem o não!

Pintou a prefeitura em estado de emergência, transferiu três secretarias para prédio de sua propriedade particular, posteriormente anunciou que doou para uso fruto, mas nunca mostrou o documento.

Prometendo ser o prefeito da moralidade que em seu governo vai aplicar o dinheiro do povo para o povo, que vai honrar pela transparência, sempre argumenta em seus discursos,  mas na pratica ninguém sabe de que dinheiro esta falando, e burla a lei da transparência pública, se omitindo da informação e não publicar os atos administrativos conforme manda a legislação.

Por ter demonstrado a forma dura que pretende levar seu governo, evita o dialogo com a população e quando acontece foge do assunto, ameaçou tirar feirantes e agora quer tirar os quiosques e ambulantes que ganha o pão do dia a dia as margens do lago Municipal, sem justificativa!

Não encontramos ainda uma sequer atuação louvável do atual gestor, que não valoriza o trabalhador do município, e não cumpre com os professores e mantem os concursados na duvida de sua legalidade.

Recentemente o legislativo cobrou resposta as suas solicitações (preposições) aprovadas pelos edis na casa para trazer benefícios há população progressense e até agora nada, os vereadores se tornaram mero bajuladores entre fazer o papel aprovar até engavetar no executivo.

Osvaldo Romanholi que é madeireiro, enfrenta serias dificuldades para deslanchar seu governo, não tem ainda a  estrutura certa para trabalhar, e permanece fazendo o paliativo, tentando recuperar aquilo que prometeu fazer novo, os servidores da educação Municipal ainda  não foram pagos os retroativos, Romanholi (PR), busca formas de diminuir despesas e bate de frente com o básico necessário para administração publica do município de Novo Progresso.

Com o inicio do período licitatório a esperança que  realmente  aplique a transparência, atos que deverão ser fiscalizados pelos representantes do povo.

Osvaldo Romanholi (PR) é o sexto prefeito eleito no município, e a primeira eleição com cinco candidatos na disputa para vaga em 2012, ganhou eleição com uma pequena soma de votos, 32 (trinta e dois) para o segundo colocado. Fica a pergunta será que vai ser assim até o Fim?

Fonte: Redação Jornal Folha do Progresso

Pará deve ganhar mais 11 aeroportos até outubro de 2014

Setran informa que já abriu licitação para os projetos executivos

Até o mês de outubro de 2014 o governo do Estado do Pará pretende construir 11 novos aeroportos de pequeno porte nos municípios do interior. A Secretaria de Estado de Transportes (Setran) está com as licitações abertas para a elaboração dos projetos executivos dos aeródromos e a expectativa é de que, até o início do segundo semestre, todos os projetos estejam prontos, para que em setembro as obras se iniciem. Os novos aeroportos serão implantados em Cumaru do Norte, Floresta do Araguaia, São Geraldo do Araguaia, Curuá, Bom Jesus do Tocantins, Oeiras do Pará, Senador José Porfírio, Bagre, Muaná, São Sebastião da Boa Vista e Anajás. A secretaria também reformará mais 13 aeródromos no interior. No total, os investimentos chegarão até 60 milhões de reais. Segundo o titular da Setran, Eduardo Carneiro da Silva, os aeroportos integrarão os municípios ao Estado. 'É muito importante a construção e o melhoramento dos aeródromos, porque são municípios isolados, principalmente no Marajó, que não possuem rodovias e dependem basicamente do transporte hidroviário, que é lento. Foi feito um estudo para decidir onde seriam construídos esses aeroportos, que durou cerca de um ano', relatou. Para o secretário, a nova possibilidade de transporte poderá ajudar também no tratamento de pacientes com risco de vida. 'Por exemplo, em Anajás, que tem um índice altíssimo de malária. Tendo aeródromo é possível transportar esse paciente mais rapidamente', explicou. Em outros municípios serão feitas reformas nos aeródromos existentes, como em Santa Maria das Barreiras, Tomé-Açu, Cametá, Anapu, Medicilândia, Pacajá, Afuá, Cachoeira do Arari, Chaves, Curralinho, Ponta de Pedras, Portel e Santa Cruz do Arari. 'Há nesses municípios aeroportos tão precários que não se pousa ou se decola mais. Essas pistas têm aproximadamente mil metros', informou Carneiro. 'Serão obras rápidas, com a reforma das pistas e construção de estações de passageiros, apenas para acomodar as pessoas', disse. Atualmente, o Pará possui 65 aeródromos públicos, incluindo o aeroporto Internacional de Val-de-Cans, em Belém.Fonte: O Liberal